Sobre o Rock’n’Roll Hall of Fame

Algumas semanas atrás, uma notícia corria solta pela mídia especializada. A notícia em questão foi evoluindo com o passar dos dias, mas a sua essência, era o fato de o Guns n’ Roses ter sido indicado ao Rock and Roll Hall of Fame, também chamado por estas bandas de Hall da Fama do Rock.

Quem acompanhou as notícias, soube da recusa do Axl Rose em comparecer ao evento, e deve ter visto também, que o Guns fez show sem o seu frontman tradicional, substituindo-o pelo vocalista Myles Kennedy, do Alter Bridge (particularmente, acredito que a performance dos caras só teve a ganhar com essa troca…).

Todos esses acontecimentos geraram muita confusão. Até o próprio Axl, soltou uma nota esclarecendo a razão de não comparecer, na qual sugeria não entender do que se tratava exatamente esse evento, e muito menos o significado disso tudo.

Pois bem, vamos tentar explicar…

O nome completo do local, é Rock and Roll Hall of Fame and Museum. Trata-se, portanto, acima de qualquer evento, de um museu que busca registrar os grandes nomes da música, não necessariamente, apenas do rock.

O registro inclui artistas, produtores e quaisquer pessoas que tenham importância na história musical.

A Rock and Roll Hall of Fame Foundation foi criado em 1983, e desde 1986, anualmente, uma cerimônia realizada em Nova York, inclui novos nomes ao hall da fama do museu. Os artistas que poderão fazer parte desse hall, devem ter, pelo menos, 25 anos contados sobre a primeira edição discográfica. O estardalhaço desse ano, foi em cima do Guns n’ Roses, mas também foram homenageados Red Hot Chili Peppers, The Faces, entre outros.

De início, a fundação indica os possíveis nomeados. Do grupo dos indicados, 5 são escolhidos para integrar o chamado Panteão do Rock.

Apesar da festa ser em Nova York, o museu fica localizado em Cleveland.

Como podemos perceber, a importância e o significado deste Hall da Fama, depende dos olhos de quem vê. Há quem considere uma honraria ser incluído nesta seleta lista. Há quem considere, tão somente, mais uma jogada comercial, dada a dissonância musical entre os nomeados.

Pelo visto, Slash e Axl estão, respectivamente, representando os pontos de vista citados acima.

Comentários com Facebook

comentários com facebook

2 thoughts on “Sobre o Rock’n’Roll Hall of Fame

  1. Uma pergunta que não tem muito a haver com o post, mas indiretamente sim, você sonha/deseja que o Guns’n Roses volte (com Slash e Axl divindo o palco novamente)?

  2. Não. Gosto de Guns, mas não sou tão fã assim… Se o Guns voltar com a formação original, eu tô pouco me lixando rs… Mas acredito que o Mr. Axl Rose não tem mais capacidade vocal para encarar nenhuma banda de hard rock, nem o Guns, nem nenhuma outra…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *