Metallica X Iron Maiden

Recentemente, numa declaração dada à imprensa, Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, disse que sua banda é melhor que o Metallica…

Quando li a declaração, não tive dúvidas em lançar este post, e tentar esclarecer: O Iron Maiden, é mesmo melhor que o Metallica?

Para fazer um comparativo justo entre as bandas, vamos discutir por partes:

 

Nascimento

O Iron Maiden, banda inglesa, é mais antiga que o Metallica, banda estadunidense. A primeira, foi formada em 1975, enquanto a segunda, nasceu 6 anos depois. Há quem diga que o Iron Maiden, inclusive, é uma das fontes de inspiração do Metallica, além de ter influenciado diversas outras bandas.

 

Discografia

Se formos contar apenas os álbuns de estúdio, cujas músicas sejam da banda (e não covers, como o Garage Inc. do Metallica), chegaríamos aos 15 álbuns para o Iron, e aos 9 álbuns para o Metallica. Sem sombra de dúvida que, numericamente falando, o Black Álbum, foi o álbum mais bem sucedido do Metallica, vendendo mais de 22 milhões de cópias só nos Estados Unidos. O Iron Maiden nunca atingiu uma marca tão expressiva, sendo o Powerslave, o álbum de maior vendagem da banda. Ao todo, Metallica já vendeu, em torno de 140 milhões de cópias em todo o mundo, enquanto o Iron Maiden, apesar de ter mais álbuns, atingiu a marca dos 85 milhões.

 

Lideres

O sessentão Steve Harris, baixista, membro-fundador e principal compositor do Iron Maiden, é, indiscutivelmente, o líder da banda. Entre seus grandes feitos como líder, e entre todas as músicas que compôs, podemos destacar The Number of the Beast, um dos maiores clássicos da história do rock, tido por muitos, como a melhor música do Iron. Harris conseguiu manter a banda viva, mesmo diante de muitos problemas ao longo dos anos, como a saída do vocalista original, Paul Di’Anno, depois a saída do vocalista “clássico”, Bruce Dickinson, a fase sombria com Blaze Bayley, e o retorno triunfal de Bruce, e Adrian Smith (que também havia deixado o grupo).

Do lado do Metallica, o baterista dinamarquês, Lars Ulrich, pode ser considerado, meio controversamente, como o líder da banda. O notável em Lars, enquanto líder do Metallica, foi também, conseguir manter a banda ativa, apesar dos problemas enfrentados com Dave Mustaine (guitarrista original que foi “expulso” do Metallica, formando o Megadeth tempos mais tarde), a morte de Cliff Burton num trágico acidente automobilístico, e a saída do baixista Jason Newsted (culminando na entrada do ótimo Robert Trujillo). Mas a fase mais conturbada do Metallica, pode ser vista do documentário Some Kind of Monster, em que os membros da banda passam por uma fase difícil, aparentando não se suportarem mais (principalmente Ulrich e Hetfield). Nessa história, podemos perceber que o dinamarquês não foi tão bom líder assim…

 

Frontman

Bruce Dickinson x James Hetfield. Talvez o ponto mais delicado em toda essa história… Enquanto cantores, Bruce leva clara vantagem. Tem uma voz inigualável, atingindo tons que poucos conseguem, atuando de forma lírica, sem deixar o Iron pender para o lado Melódico do Metal. James tem uma voz forte e grave, mas em matéria de técnica vocal, perde para o vocalista inglês. No documentário que mostra a gravação do Black Álbum, do Metallica, encontaremos uma cena na qual o produtor do álbum, Bob Rock, ensina técnicas de respiração para Hetfield melhorar sua performance vocal. Se formos falar de presença de palco, podemos considerar um empate. Nunca vi Dickinson ao vivo, mas em todos os vídeos que vi do Iron Maiden, Bruce se mostrou enérgico, cheio de disposição, agitava o público, etc… Hetfield não tem a mesma “movimentação” que seu adversário britânico, mas devemos levar em conta que o cara também é o guitarrista base do Metallica. Em dados momentos, James carrega nos ombros uma guitarra e um violão ao mesmo tempo, para tocar certas músicas, como The Unforgiven.

 

Formação

Último tópico a ser discutido (se não precisaremos de mais uns três posts).

O Metallica, sempre manteve uma formação com 4 integrantes, com James Hetfield fazendo o vocal e guitarra base, Lars Ulrich na bateria, e atualmente Kirk Hammet (desde a saída de Mustaine) com a guitarra solo e Robert Trujillo com o baixo.

Já o Iron Maiden…

A primeira formação, seguia o mesmo estilo do Metallica, com a diferença que o vocal era apenas vocal e o guitarra base era apenas base. Mas aí, em 1999, quando Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith, anunciaram o retorno ao Iron, a banda, que já tinha dois guitarristas, Dave Murray e Janick Gers, passou a ter três. E aí, veio a polêmica… Há quem diga que o som clássico da banda muda com a presença de um terceiro guitarrista, e dizem ainda que Gers só está na banda, porque Smith, quando retornou, pediu que o mantivessem… Mas sonoridade é uma questão de ouvido…

 

Enfim, não posso concordar, nem descordar com a declaração de Bruce Dickinson. Melhor dizendo, não ouso dizer quem é melhor entre as duas bandas. Tudo que me sinto autorizado a expor, é que gosto mais do Metallica…

 

Por favor, não levem pro lado pessoal e até o próximo post…

 

Francisco Souza

Comentários com Facebook

comentários com facebook

17 thoughts on “Metallica X Iron Maiden

  1. Ótima comparação! E me admira o Bruce ter falado isso… Os integrantes do Iron nunca foram muito polêmicos, mas no entanto, eu apesar de gostar do Metallica, prefiro o Iron Maiden, até porque o estilo musical apesar de sofrer leves alterações se manteve sempre o mesmo, diferente do Metallica, que já foi considerado Heavy Metal, Trash e agora infelizmente até com New metal ja foi comparado… Nada contra o estilo, mas sinceramente sou mais um Metallica Heavy Metal bem crú, assim como foi o Iron com o meu vocalista preferido Paul…

  2. Particularmente eu gosto mais de Iron Maiden, e ate entendo por que Bruce disse que Maiden é superior…questão que se você atua numa banda que é considerada a maior e mais influente banda de metal da historia e você dedica sua vida a ela, claro que você vai achar ela superior a qualquer outra banda…mas considerando que não gosto muito de metálica, não posso dizer que uma banda que vende mais de 100 milhões de disco, fazem shows para 80 mil pessoas frequentemente e se mantem viva e forte ate hoje é ruim…Maiden faz igual ou ate melhor por ser mais clássica…meu resultado final é que as duas possuem um nível extremamente alto que nenhuma dessas bandas de hoje em dia vai conseguir atingir nunca…é apenas questão de estilo e preferencia…Maiden a maior banda de heavy metal de todos os tempos, ou Metallica a maior banda de Trash Metal de todos os tempos…e por cima digo que nos próximos 10 anos, não vai existir ainda uma banda que tire o posto de qualquer uma das duas.

  3. É dificil resumir:
    Duas bandas distintas, mas que cada uma padace de um próprio mau.
    O METALLICA, que mandou dois dos maiores discos do metal da história, Master of Puppets e o disco Metallica (ou Black Album), vêm sempre se renovando. A ideia até que é boa, se desce bons resultados. O surpreendente St. Anger. Surpreendente no pior sentido, infelizmente. Pois carece dos bons solos de guitarra,boa produção e velocidade, entre outras coisas.
    Já o IRON MAIDEN, se nã decepciona, também não surpreende. Gravaram o mesmo disco nas ultimas quatro tentativas. Melhor assim, já que, em tempos de tanto experimentalismo sonoros pálidos e claudicantes, é sempre bom ouvir o bom e velho rock cantado com honestidade, e ousadia, afinal, essa é a sonoridade que mantém as novas gerações do metal. A sonoridade que o IRON MAIDEN mantém!
    ______________________________________…
    Musicalidade:
    Riffs:
    ( ) Iron Maiden (x) Metallica
    Melodias:
    (x) Iron Maiden ( ) Metallica
    Letras:
    (x) Iron Maiden ( ) Metallica
    Solos:
    ( ) Iron Maiden (x) Metallica
    Discografia:
    (x) Iron Maiden ( ) Metallica
    ________________________________
    Integrantes:
    Vocalista:
    (x) Bruce Dickinson ( ) James Hetfield
    Guitarrista:
    ( )Murray,Smith, Gers (x) Kirk Hammet
    Baterista:
    ( ) Nicko McCraiben (x) Lars Ulrich
    Baixo:
    (x) Steve Harris ( ) Cliff Burton e/ou Robert Trujilo

  4. Pois é Denner… acho que o mais fácil é apontar Steve Harris como o melhor baixista…

  5. Steve Harris melhor que o Cliff? DAFUQ? Nunca será! quando ele tocar um “Anesthesia : Pulling Teeth” vocês podem pensar em comparar, mas por enquanto, Cliff : Maior baixista do metal !

  6. “Nicko McCraiben”
    Acho que ta aí uma opinião muito bem fundada, de quem pelo menos sabe o nome dos integrantes não é mesmo?
    Metallica tem sim uma popularidade maior que o Iron, do mesmo jeito que Justin Bieber e PSY também têm… Iron Maiden nunca se vendeu e mesmo assim lota estádios pelo mundo todo até hoje, honrando o heavy metal e os classicos da banda
    O apelo de uma música como “Nothing Else Matters” é inegável, mas fazendo uma balada o impacto que isso tem não é aumentar o número de fãs, mas sim o número de pessoas que conhecem duas músicas da banda e se dizem fãs!
    Os fãs de Iron Maiden são melhores, mais fanáticos e muito mais dedicados. O público de Iron é muito mais seleto.
    Não importa a quantidade e sim a qualidade!

  7. Acho que o Bruce Dickinson fez isso para animar as duas torcidas organizadas. Já vi as duas bandas, sou fã há 30 anos. Primeiro do Iron, depois do Metallica.

    Diria que isso é subjetivo. Eu prefiro o Metallica porque teve influência da NWOBHM e do movimento punk, filho direto do Motorhead, dos anos 1980. Foi um dos precursores do thrash metal e influenciou diretamente bandas como o Sepultura e quem viu a Woodsotck Discos ou a Galeria do Rock, sabe porque isso ocorreu… O cenário foi dominado pelo thrash em SP e se disseminou pelo Brasil. Show do Metallica, no Ibirapuera, em 1989, foi antológico…
    No entanto, há muitos que preferemo o Iron porque ele segue a tradição do heavy metal dos anos 1970. O Iron fez uma apresentação lindíssima, assim como Ozzy e Scorpions no Rock in Rio e popularizou o metal no Brasil.

    O Metallica fez muitas burradas após o Black Album, sobretudo o caso Napster. Mas, musicalmente falando, se arriscou mais e tem muito mais variedade musical e fãs. Tem mais fãs porque transcendeu o Metal e soube se aproveitar de dez anos sem “concessões” (primeiro videoclipe do Metallica surgiu em 1990-1, enquanto o Iron já fazia desde 1982…).

    O Maiden, por sua vez, manteve as tradições do heavy metal inglês. Tudo é igual como era na velha Londres em 1984…

    Enfim, o Metallica representa a síntese. O Iron representa a tese. A antítese foi o Motorhead, Discharge e o Misfits. Mais à frente, sem dúvida, o grunge e o nu metal finalizaram o processo de síntese dentro do rock.

    Agora, os dois são comerciais. Venderam milhões de discos, todos são milionários e possuem nichos de mercado. Logo, cada um com sua preferência, sem se iludir com o fato de que demos muito $ para eles nas últimas décadas… rs

  8. Comparar o Metallica ao Iron Maiden, não procede, são dois estilos completamente diferentes. Contudo eu detesto a voz do Hetfield, que canta mal demais comparado ao Bruce. Não há duvida da importância das duas bandas, e fato o Metallica tenha vendido mais albuns não significa nada seão o melhor cantor de todos os tempos seria Michael Jackson com a vendagem de Thriller.

  9. O Hetfield cantava mal no início do Metallica, quando ainda eram trash de verdade, depois ele aprendeu a cantar, e a voz dele é bem adequada ao som que a banda tem feito… Mas fato é que o Dickinson agitou as duas torcidas com a comparação… dificil é dizer para ele não comparar rs

  10. A verdade mesmo é que as duas bandas são fodas pra caralho, cada uma no seu estilo. Eu vou a qualquer um dos shows com muito gosto.

  11. Comparação RIDÌCULA!!

    Metallica, apesar de ser uma das bandas que eu mais gosto, não chega ao pés de Iron Maiden, basta analisar a diferença de complexidade entre as músicas das duas bandas ( letras, ritmos, melodias, riffs), é GRITANTE. Em especial nos últimos álbuns das duas bandas, enquanto Iron lançou discos épicos o Metallica não lançou nada decente ( tem o Death Magnetic que é um ábum mediano).
    Não dá para comparar com Iron Maiden, pode comparar Metallica com Megadeth, Judas Priest, Slayer, Anthrax, etc..

  12. Cara, difícil escolher. Creio que as duas bandas influenciaram muita gente e, atrás do Black Sabbath, são as bandas de Metal mais influentes. Iron Maiden possui um estilo diferente do Metallica. Já tive a oportunidade de ver as duas bandas ao vivo e posso afirmar que o Metallica incendiou mais a massa do que o Iron Maiden. Mas as músicas do Iron Maiden, em geral, são, na minha opinião, melhores do que as músicas do Metallica. O que a massa curte são os riffs do Metallica… pesadíssimos e maravilhosos.
    Acho que o Metallica vendeu mais discos que o Iron Maiden pelo fato de ser uma banda americana.
    Curto as duas demais e deixa rolar… o pau quebrar!!!!

  13. bom, eu nasci no metal…. com humildade sou embasado no assunto
    como definimos a melhor banda de heavy metal???…primeiro precisamos entender de música friamente, como um cubo de gelo que nunca se derrete. Precisamos abrir mão do gosto, do fanatismo e da parcialidade.
    Bom, como definimos, então a melhor banda, eu diria da história…
    vamos somar tudo e analisar
    agressividade com harmonia + ritmos + compasso + rapidez + estrutura de shows + performance no palco + limpeza sonora + vocal em harmonia com metais + vocal no tempo certo dos metais + legado histórico + vocal poderoso + letras com conteúdos literários entre outros + preservação de uma marca + estruturação de uma marca + energia e sinergia total entre os integrantes + fãs altamente fiéis que enxergam não somente uma banda ou som, mas sim uma FILOSOFIA DE VIDA.
    Eu diria, sem qualquer medo, que o que melhor expressa tudo isso é IRON MAIDEN, e sem dúvida, no silêncio do meu carro, nos meus momentos, troquei metallica por IRON MAIDEN.
    obrigado.

  14. Para mim as duas bandas sao boas mas eu adoro metalica bem mesmo so que iron maiden e chefe e sempre sera chefe eles sao um conjunto de bons amigos e o estilo e lindo e agradavel e atraente.

  15. Difícil definir qual a maior banda de todos os tempos.
    Gosto muito das duas.
    O Iron Maiden me influenciou a tocar baixo por causa do Steve, além me me mostrar uma vertente musical que eu não gostava, por ter a influência desde a infância que é a do hard core californiano.
    Já o Metallica, por ter nos primeiros álbuns as guitarras mais rápidas e compilar excelentes melodias com essa velocidade. Além de mostrar que por perderem os equipamentos na final da turnê do primeiro álbum, perda de um dos maiores baixistas em um acidente, não desistiram.

  16. cara só que eu tenho a dizer e que não tem nem comparações entre Iron Maiden
    e Metallica pelo simples fato de que a industria musical norte americana a poia muito o Metallica enquanto sempre ta querendo se desfazer do Maiden
    o Maiden nunca chegou nas paradas de sucessos da billbords enquanto banda e artista sem importância neuma parra musica consegue chegar porque meno o Maiden pelo amor de deus cara e uma piada o Maiden nunca chega no topo das parada do EUA sendo que la eles tem fá pra caralho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *