Web Série – Heróis da FEB

Heróis
Com algumas iniciativas nacionais despontando na web, em tempos de Smurfs não posso negligenciar algo como Heróis, web série nacional que conta a história da mais intrépida e imprudente incursão brasileira para o fim da segunda guerra mundial. Ou seja, fomos para lá para assegurar de que ninguém mais ia brigar nem morrer, a não serem pracinhas cheios de dúvidas e despreparos para uma guerra.

Em um resumão muito breve, o Brasil foi para a peleja em 1942 fortemente pressionado pelos EUA, países da América do Sul e pela repercussão de alguns de seus navios que foram torpedeados no norte do País por submarinos do eixo. Lá  soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira), lutavam contra italianos e nazistas fortemente armados e preparados para enfrentar os aliados, que acabavam de receber um bando de doidos armados como reforço.

Heróis

Na web série é contada a história de três pracinhas: Geraldo Baêta da Cruz, 28 anos Arlindo Lúcio da Silva, 25 e Geraldo Rodrigues de Souza, 26. Ambos morrem em Montese Itália, em confronto direto com uma companhia  alemã inteira. E de tão terríveis e bravos que estes três brasileiros foram, um comandante alemão ordenou que fossem enterrados em covas rasas. Junto aos seus túmulos foi colocada uma cruz com uma placa contendo a inscrição: “Drei brasilianische helden”, que significa: “Três heróis brasileiros”. Acha pouco? Os inimigos alemães quando sepultados eram jogados em covas coletivas gigantes. Isso sem comentar o que faziam com outros povos que consideravam inferiores.

Enfim, a história dos soldados é muito bonita, mas a incursão da Força Expedicionária Brasileira foi marcada pela imprudência. Mas, como história não é o motivo de estarmos aqui, e sim o que produtoras podem fazer com ela para trazer entretenimento ao público.
Produzido pela Cinemarketing, a web série ainda está sendo divulgada e é disponibilizada no site oficial gratuitamente para quem quiser assistir. E tenho que confessar que foi uma produção que me empolgou quando soube que estava acontecendo, ao todo são cinco episódios, que terão fim agora no dia 16 de Agosto.

Quanto à web série, os elogios ficam para o visual e a interpretação de alguns atores, mas algumas coisas deixam a desejar, como em alguns pontos dramáticos soldados brasileiros dramatizarem morte de amigos e perderem a cabeça em meio aos tiros sem que nenhum alemão o acerte, e em outras cenas atrás de trincheiras não conseguirem nem olhar para o inimigo de tantos tiros. Isso tira um pouco a credibilidade e a impressão de dificuldade, levando o espectador a desconsiderar o ambiente as implicações e o enredo, focando apenas no dramalhão.

Heróis

As conversas, e o modo de falar dos personagens despertam interesse, onde durante a década de 40 quais eram as gírias palavrões e vícios de linguagem destes homens da guerra, um detalhe especial que da cor a trama.
O fato de a série mostrar necessariamente o ocorrido em Montesse, e apenas isso, tira um pouco da dimensão do ocorrido. Algumas cenas com oficiais ou outras tropas da FEB em operação e coisas assim iam enriquecer o retrato histórico deixando a série bem mais interessante. Um prato cheio para quem gosta de produção nacional e tem fé de que não é só de drama, comédia romântica e cinema de favela que vive o cinema brasileiro.
Entre já no site e assista todos os episódios para no dia 16 tirarmos a prova real e dizer se é Senta Puá neles ou não.

Alexandre Prados

Comentários com Facebook

comentários com facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *