Harry Potter e as relíquias da morte parte 2


Harry Potter e as relíquias da morte parte 2 é o encerramento de uma das maiores sagas que eu já acompanhei. Confesso que no inicio torcia o nariz para a série, mas hoje respeito desde o primeiro até o ultimo filme, claro, com suas devidas ressalvas.

Com ressalva ou não, é bom lembrar que se existe um indicador da qualidade, este seria a plateia. É claro que existem algumas variáveis como preço do ingresso, região da sala de exibição e horários que descaracterizam um pouco este publico como amostra, mas de qualquer forma é o lugar onde a maior variedade de pessoas simultaneamente assistem a um filme, alguns porque são fãs, outros não têm muito que fazer, curiosos, críticos e uma infinidade de outros casos.De qualquer forma, durante o decorrer do filme foi evidente perceber suspiros de indignação e contentamento, esta catarse é característica de um cuidado e atenção especiais na produção de um filme e isso é louvável, mas retomaremos a catarse mais adiante, pois não é só de polísuco e felix felicis que vivem filmes de bruxos.

Na internet ou em qualquer outro meio onde seja possível expressar opiniões, deparei-me com recorrentes reclamações quanto à adaptação. É claro que não existem milagres ao migrar uma obra literária para uma audiovisual, mas algumas coisas são realmente inexplicáveis como a ausência de alguma explicação quando o Harry utiliza o espelho mágico de comunicação, que se você não leu os livros nunca vai saber que quem o deu para o bruxinho foi Sirius Black. Ficamos sem saber qual a utilidade, de onde veio e por que está sendo usado só agora. Entre outras coisas a morte de Belatriz Lestrange, Helena Bonham, Eu mesmo sem ser um fã da série achei a morte de uma vilã de peso, sem peso nenhum. Estes são dois exemplos de uma série de outros, mas como já disse, adaptação é adaptação.

Uma característica que me chamou a atenção foi a fluidez do filme. As coisas acontecem em uma sequencia de eventos organizada e clara, não existe espaço para dúvidas e encrencas de montagem. Tão Simples e funcional que também proporcionou um aspecto de correria.
A destruição das Horcruxes  tão rapidamente e tão convencionalmente deu ao longa um aspecto de acelerado, uma pena.
Tenho certeza que muita gente aguentaria ficar até três horas no cinema para o encerramento de saga. E pensando neste detalhe, gostaria de retomar o aspecto catarse que comentei acima. É importante lembrar que se trata do fim de uma saga. Eu bem e devidamente acompanhado de uma fã percebi nos comentários e explicações o que é ler todos os livros, ver todos os filmes e estar ali presenciando a conclusão. Existe uma crítica forte em alguns detalhes que só um verdadeiro fã vai perceber, o que me leva a pensar quão grande deve ser o conflito entre a produção para decidir detalhes e caminhos de uma produção como esta.

Ou seja, agradar as massas? Ou agradar os fãs?

Nem sempre as duas coisas são uma só, e por vezes se faz necessário atender o que mais vai render dinheiro do que comentários. Triste é, e sempre será para quem é realmente fã, mas apesar dos pesares o filme conclui bem a série e fecha com satisfação comprovada por reações de quem realmente acompanha e de quem analisa a série, e com o perdão do trocadilho, trouxas são aqueles que ainda não assistiram.

Alexandre Prados

Comentários com Facebook

comentários com facebook

12 thoughts on “Harry Potter e as relíquias da morte parte 2

  1. Eu gostei do filme, achei o fechamento da série bem interessante – e também li todos os livros. Minha crítica é que o ‘Parte 1’ teve muito lenga-lenga e o ‘Parte 2’ foi corrido. Talvez poderia ter sido dividido de forma mais… homogênea.

    Pelo que eu me lembre o espelho servia para o irmão do Dumbledore vigiar e ajudar, anonimamente, o Harry. O que eu senti falta foi de ver a segunda relíquia sendo quebrada – o anel da mãe do Voldemort.

  2. Eu achei o filme muito bom como filme, esperava mais como adaptação, mas enfim são mídia diferentes e temos, nós leitores, que nos acostumar com essa idéia… E concordo, em partes, com nosso amigo Ramon, pois o filme 2 realmente é corrido e a parte 1 é bem lerda, mas isso reflete, na minha opinião, o livro que se fosse dividido tbm foi assim. Ainda na minha opinião Ramon acho que o filme será melhor viste quando pudermos ver as 2 partes seguidas, afinal o filme foi todo filmado de uma vez e só não foi para as telonas assim pois o custo não refletiria o lucro…. mas é isso aí ACABOU!!!! e eu como fã estou satisfeito.

    Parabéns pela coluna Alexandre.

  3. aufehafue Eu gostei também, e tenho certeza que vai sair a sequencia inteira em DVD, eu não sou tão fã como vcs mas acredito que as duas partes com 3h de duração cada uma seria o suficiente para deixar todos felizes!

  4. Vamos ver se essa adaptação, que encerra a saga, vai ganhar 11 oscars como ganhou O Senhor dos Anéis, em seu encerramento…

  5. Olá…
    Crítica interessante…
    Me senti incluída neste texto quando o autor tem a coragem de deixar implícito que não leu todos os livros e talvez não tenha visto todos os filmes…(Bonito isso…o respeito pelos fãs…)
    Eu, como mãe de uma fã de Harry Potter (ou uma ex-fã…porque o tempo passa…), sinto-me então no direito de arriscar aqui a minha opinião. Não quanto ao filme, mas sobre a influência da obra “Harry Potter” como um todo sobre uma geração de pais e adolescentes.
    Este personagem com suas histórias, invadiu nossas vidas há alguns anos sem pedir licença. Deixou nossos filhos noites sem dormir lendo os livros, aprenderam inglês para ler os mesmos antes que fossem traduzidos, lançou moda de óculos, etc…
    Nós, os pais, ficamos meio atordoados, preocupados:”que força tem esses personagens de influenciar as mentes de nossos filhos!”;”(…)a cultura americana mais uma vez nos invadindo sem que os pequenos possam ter crítica!”; e muitos outros perigos que só os pais pensam…
    Eu mesma acalmei alguns pais quanto a leitura desses livros, de que seus filhos não virariam bruxos ou ateus só por isso, que era um dos grandes medos…
    Agora, que não vai haver mais livros,mais filmes, me pergunto: será que os diretores, produtores, atores têm consciência do que foram esses personagens na vida de uma geração?
    Na qualidade de mãe, deixo a minha “paulada”: que saudades tenho daquele tempo inocente, quando fantasia e realidade se mesclavam e a sensibilidade de nossos filhos era tão forte que quase podíamos vê-la e tocá-la!
    Desculpe-me Alexandre Prados se, como Harry Potter invadi sua crítica com esses comentários que a seu ver podem ser descabidos ou fora de lugar, mas ao final agradeço a Harry Potter a oportunidade de ter podido conviver com uma fã!

  6. Valew Edu! Brigadooo! E Chiquinho, apesar de vc achar que é o harry e tals eu duvideÓdó que ganhe 5 auefuahfueah É muito bom, mas pensando nas categorias do Oscar… Não vejo nenhum que não seja Efeitos especiais, ainda tendo que competir com trasnformers… Em minha humilde opinião sem oscar para os bruxinhos! hfauewhfu

  7. Com um pouco de atraso seu comentário foi aceito Malu! Inclusive que bela contribuição para nossa discussão, incluiu uma outra faceta que a maioria dos que comentaram aqui estavam do outro lado, o lado do fã. Mas é interessante observar como uma megaprodução como esta muda a vida das pessoas. Digo com propriedade que procurar uma nova lingua para poder acompanhar uma série em sua integridade é algo no minimo louvável. Posso dizer por experiência própria do que Cavaleiros do Zodíaco foi comigo, até hoje acompanho a série e minha mãe sabe quais são até os poderes dos personagens. E tenho que concordar com você, se ainda sente saudades daquele tempo em que as crianças eram assim, inocentes, sonhadoras, imagine só a saudades que temos de voltar a nos preocupar apenas com o que nossos heróis e personagens vão fazer.

  8. Bem, mesmo não sendo fã de carteirinha não deixei de ler todos os livros e ver todos os filmes, e me senti um pouco triste com o fim (mas SÓ UM POQUINHO VIU). Na minha humilde opinião, o primeiro filme deixou muito a desejar, o que foi claramente compensado no segundo. Aliás, esse segundo filme só me decepcionou no finalzinho, após os 19 anos, pois eu esperava outros atores para interpretarem os bruxinhos adultos. Mas, enfim…ficou ridículo, mas tudo bem. Concordo com o Paulo no que diz respeito a ver as duas partes em sequência, daí com certeza dará mais sentido e fluidez. Enfim gente, para felicidade de muitos e tristeza de muitos outros, acabou 🙁

  9. Eu concordo com você quanto aos atores, se conseguissem pessoas mais velhas parecidas para mostrar seria ideal, mas nada funcional, tirar os rostinhos especiais no encerramento poderia descaracterizar…. Mas enfim, eu duvido que tenha acabado! fuhaeuhfae

  10. eu gostei muito desse filme mais eles tem que fazer mais filmes só esses não eu sou muito fá de harry potter e não queria que esse fosse o ultimo filme deles eu já vi todos os filmes de harry potter e gostei muito é não poderia terminar assim eles tem que fazer mais alguns filmes com eles e os filhos deles no final desse filme aparece os filhos deles então eles deveriam fazer um filme com eles também a historia é muito boa eu gostei muito e vou continuar assistindo todos os filmes de harry potter ate não aguentar mais eu não sei se vocês vão continuar assistindo mais eu vou pode acreditar a magia avada quedava e muito legal ela mata so de uma vez valdemort usou em harry mais ele ja tinha pegado o elichi da vida porisso que ele não morreu completamente é o harry não podia morrer se ele morrese ai era que a historia acabava só isso que eu tenho pra dizer é eles devem fazer mais filmes concerteza valeu um abraço para todos os fás de harry potter valeu

  11. I liked this movie very much more they have to do more movies only those I’m not a big fan of harry potter and did not want it to be the last film I’ve seen them all Harry Potter movies and I liked it so they could not finish have to do some more films with them and their children at the end of this film appears their children then they should make a movie with them too the story is very good I like and I’ll keep watching all the Harry Potter movies’ til you drop more I do not know if you will continue watching more I believe I can spell Avada the fall and really cool so it kills Voldemort once more he wore in harry had already taken the elichi of life that is why he did not die completely is not harry could die from dying if he was there it goes all I have to say is they should make more movies surely worth a hug for all Harry Potter fans earned

    joabson araujo Potter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *